Cabelos

Tipos de cabelos

•    Cabelos Secos
Características: Falta de brilho, aspecto seco ou ressecado desde a raiz até as pontas. Geralmente são cabelos armados, volumosos e de toque mais áspero. Costumam, também, ser mais difíceis de pentear e sem balanço.
•    Cabelos Oleosos
Características: São gordurosos, pesados, sem volume, geralmente finos. Têm brilho que, às vezes, é decorrente do excesso de óleo existente no couro cabeludo.
•    Cabelos Normais
Características: Aparência muito saudável. São cabelos brilhantes, com vida, balanço e volume. Não apresentam os problemas do cabelo oleoso ou seco.
•    Cabelos Mistos
Características: Os fios são oleosos na raiz e normais nas pontas; ou ainda normais na raiz e secos nas pontas.
Atualmente este é um tipo de cabelo bastante comum, pois a alimentação inadequada ou mudanças de visual, como tinturas, alisamentos e permanentes, podem alterar o aspecto do cabelo como o tratamento quimio e radioterápico

Perucas

Tipos de Perucas
•    Naturais:
Caracteristicas: são feitas com cabelos humanos em bom estado. É ideal para quem usa por mais tempo, por ter uma aparência natural e movimentos leves. Tem no mercado várias opções em tela costurada ou por implante de silicone que imita o couro cabeludo e podem ser feitas sob medida conforme o gosto do usuário.
Cuidados: A perucas naturais precisam dos mesmos cuidados de qualquer cabelo. Pode ser usado secador ou chapinha para secar e fazer penteados, assim como usar sprays e mousses para modelar as madeixas.

•    Sintéticas:
Caracteristicas: são feitas com diferentes materiais que se assemelham aos fios naturais dos cabelos. Podem ser de modacrílica, nylon ou PVC.
Cuidados: Podem ser lavadas com água, xampu e condicionadores comuns, depois é só esperar secar naturalmente e pentear. O uso de secadores pode danificar os fios, não sendo indicado.
Deve-se ter cuidado para não deixar embaraçar, usando sprays solúveis em água apropriados para esse uso.

Dica Importante:
Para qualquer das apresentações de perucas deve-se manter a higiene não só nos fios, mas também no couro cabeludo que fica abaixo dela, evitando irritações de pele e sempre consultar seu médico a respeito do uso de uma das opções existentes no mercado.

Lenços, Turbantes e afins

Pacientes que fazem uso de quimioterapia podem ter perda de cabelos.. Essa perda é temporária. Em geral, 3 a 4 semanas após o final do tratamento, o cabelo começa a crescer novamente. Existem alternativas que ajudam a preservar a autoestima dos pacientes porque oferecem formas de manter a aparência habitual e a possibilidade de seguir com a sua rotina diária.

Algumas pessoas preferem usar lenços, bonés, chapéus ou raspam os cabelos antes mesmo de eles começarem a cair.

Os lenços são usados de inúmeras formas na cabeça, os lenços podem ser chamados de faixas e ser de tecidos leves e finos ou até de tecidos mais estruturados. O uso da faixa como tiara é mais popular entre as brasileiras do que o mini turbante.

O mini turbante e turbante fazem a cabeça de famosas e fashionistas, trazem charme e um toque étnico para o visual em versões com e sem volume. Para ousar num look básico e harmonizar looks mais ousados, os turbantes são a pedida.

Dica de como amarrar lenço
Lenço retangular

Lenço Triangular

Lenço Triangular em forma Turbante

Dica de como fazer sua camiseta sem uso, se tornar um Turbante:

Sabe aquela camiseta que está esquecida na gaveta, que tal aprender a fazer um turbante com ela?

O turbante é um acessório que dá um “UP” em qualquer visual.

Esquema de corte da Camiseta

Como fazer a amarração do Turbante de Camiseta

Você ainda pode incremenatar o visual usando um lenço de pescoço para transpassar no torcido formado e fazer assim uma combinação de cores.