De Bem com Você foi destaque no Portal Hospitais Brasil

Projeto De Bem com Você – A beleza contra o câncer

Se fizermos uma média por dia, ao longo de 2017, pelo menos 12 pacientes mulheres em tratamento oncológico passaram pelas oficinas de automaquiagem do projeto De Bem com Você – A beleza contra o câncer, coordenado pelo Instituto ABIHPEC. A meta para 2018 é aumentar de 4,4 mil para 6 mil o número de pacientes. Com o objetivo de melhorar a sua autoestima, essas mulheres aprenderão técnicas de maquiagem para usarem no seu dia a dia, com profissionais do setor de beleza e centenas de voluntários.

Por meio de uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Instituto ABIHPEC, completará 5 anos de atuação com dados que impressionam. Até hoje foram atendidos mais de 12 mil pacientes com câncer em 17 cidades, distribuídos em 7 estados brasileiros. O projeto reúne mais de 200 voluntários e promove aproximadamente 400 oficinas por ano.

Para amenizar o dia a dia dos pacientes com algum tipo de câncer, o projeto De Bem com Você – a beleza contra o câncer oferece oficinas de automaquiagem para mulheres em tratamento oncológico. Além dos ensinos técnicos e cuidados com a pele, as voluntárias ajudam as pacientes na valorização da sua beleza e contribuem com a melhora de sua autoestima e bem-estar.

No ano passado, o projeto De Bem com Você – A Beleza contra o câncer, atendeu as pacientes por meio dos seus 28 hospitais parceiros e neste ano está trabalhando para aumentar essa parceria para 39 instituições. O número de oficinas previstas deve aumentar de 397 para 550 em 2018.

Segundo Claudio Viggiani, presidente do Instituto ABIHPEC, o objetivo do prejeto é minimizar os efeitos secundários relacionados à quimioterapia, radiação e outros tratamentos oncológicos. “As oficinas têm o apoio de empresas patrocinadoras e a colaboração voluntária de profissionais maquiadores e assistentes, além da chancela da Sociedade Brasileira de Cancerologia, Sociedade Brasileira de Dermatologia e outros voluntários. São mais de 30 empresas parceiras, da indústria de Higiene, Perfumaria e Cosméticos que colaboram com as doações de produtos além de uma contribuição associativa. Em 2017 foram mais de 92 mil itens doados”, explica Viggiani.

Todo esse trabalho só é possível por conta da dedicação e do maravilhoso trabalho das 200 voluntárias do Projeto De Bem com Você.

Depoimento Rosimeire Soler

A voluntária Rosimeire Soler da Silva Montagne, Coronel da Reserva da Polícia Militar de São Paulo procurou o Projeto De Bem com você porque queria fazer alguma coisa para resgatar a autoestima das mulheres com câncer. Tive uma experiência muito marcante. Perdi uma amiga com câncer e durante o tratamento dela senti a necessidade de fazer alguma coisa para ajudá-la”, explica.

Segundo Rosimeire, a amiga estava sempre inchada, às vezes sequer conseguia calçar os sapatos mas tinha uma alegria e vontade de viver invejável. “Sempre que ela podia, saíamos para que pudesse arejar e se divertir um pouco. Mas na fase do tratamento em que os cabelos começaram a cair as coisas mudaram, ela não queria sair de casa, não queria ver ninguém, se sentia feia. Nesse momento senti que algo precisava ser feito com urgência. Comprei muitos lenços e uma peruca. Ela não se adaptou aos lenços, não conseguia amarrar…eles escorregavam….chamava mais a atenção das pessoas. E quando partimos para a peruca, depois de muita resistência porque ela achava uma coisa bizarra, tudo mudou. Comprei uma peruca com corte bem moderno, curto e até com luzes. E ao experimentar a peruca vi nascer diante dos meus olhos uma nova mulher. Ela gritava de felicidade! Não se continha…e falava a todo momento que estava linda! Foi o melhor presente que eu já dei na minha vida! Nesse momento eu senti que precisava fazer isso outras vezes, muitas vezes”.

Rosimeire diz se sentir extremamente feliz em poder devolver o sorriso das mulheres que participam do projeto. “Não tenho palavras para expressar o tamanho da felicidade em resgatar a autoestima de uma pessoa, mesmo que momentaneamente. Me sinto realizada, conclui.