Datas especiais para você se lembrar de você

Abril é um mês marcado por diversos marcos. Um deles é o começo das temperaturas amênas, lembrando que o verão acabou no final de março e que a pele agora precisa de outro tipo de cuidado.

Assim como a saúde, que pede chás e caldos quentinhos nos dias mais frios, já preparando a gente para os dias de inverno mais rigoroso – são poucos, mas eles sempre vêm.

E para nos ajudar a viver melhor, dia 6 de abril marca o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, seguido pelo 07 de abril, Dia Mundial da Saúde. É ou não é para você prorizar os bons hábitos e se cuidar cada vez melhor?

E apesar da gente acreditar que sabe se cuidar bem, sempre vem uma gripe ou uma dor aqui e ali ou uma febre mostrando que todo o cuidado é pouco.

Você sabe mesmo se cuidar? Que tal prestar atenção nestas perguntas e aumentar sua consciência sobre o seu corpo?

- Você bebe água suficiente? A água é essencial para o bom funcionamento de seus órgãos e ajuda em funções vitais como controle da sua temperatura e hidratação corporal.

- Banho todo dia, certo? Ele é fundamental para que sua pele e cabelos estejam sempre limpos (e sedosos). Para evitar a flacidez e a oleosidade, tome sempre banhos mornos, porque a água quente deixa a pele seca. Massageie todo o corpo, com movimentos circulares e ascendentes. Isso ajudará a remover as células mortas.

- Você come corretamente? Certamente você já ficou perdida entre tantas informações em busca da alimentação correta. A cada dia aparece uma nova dieta e é evidenciado o beneficio (ou não) de algum alimento. Não existe segredo: alimente-se com equilíbrio, reduza ao máximo as gorduras, frituras e alimentos que você sabe que não fazem bem à sua saúde e beleza (açúcares, carboidratos em excesso) e habitue-se a comer alimentos saudáveis em refeições fracionadas. Simples assim.

- Já se movimentou hoje? Não esqueça: aproveite toda a aportunidade para se mexer! DEIXE DE LADO O SEDENTARISMO!

- Quando foi sua última boa noite de sono? Para acordar descansada, disposta, com ânimo e ainda por cima com a pele relaxada e vistosa, procure dormir acima de 7 horas – ou tanto quanto seu corpo pedir.  

Claro que há uma série longa de bons hábitos e de boas atitudes que você pode tomar – pensamento positivo, por exemplo, é comprovadamente benéfico para o organismo! E as visitas ao médico, estão em dia? Está tomando sua medicação corretamente? Essa lista é apenas o começo e um convite para você assumir a responsabilidade pelo seu próprio corpo.