A importância da terapia

Dia 27 de agosto é o Dia do Psicólogo.

Já parou para pensar na importância que este profissional tem na sua vida e na de seus familiares? Ou você não recorreu a sua ajuda? Deveria, pois receber o diagnóstico de câncer mexe com a vida de qualquer pessoa, inclusive das que estão à sua volta.

É claro que cada paciente reage de uma forma quando é diagnosticada. Há as que passam pelas fases da negação, revolta, depressão e então aceitação, e há as que processam tudo rapidamente e já saem lutando de cabeça erguida e com o otimismo lá em cima!

Mas assim como tratamento médico, o acolhimento psicológico é importantíssimo, apesar de pouco se falar disso, talvez por um resquício de preconceito que considerava fazer terapia coisa de “gente desequilibrada”.

Em que momento o acolhimento psicológico deve começar?

O acompanhamento por parte de um psicólogo deve começar assim que você receber o diagnóstico. Procurar apoio é fundamental – seja da família, dos amigos, da equipe hospitalar ou até mesmo em plataformas especializadas em psicologia à distância.

O mais importante, entretanto, é você querer ser ajudada. Como ajudar a levantar uma pessoa que não estende a mão para ser puxada? Para haver ajuda é necessário haver diálogo e abertura da sua parte e da parte dos seus familiares.

Entenda que há ajuda profissional e que você pode se beneficiar imensamente desse tipo de auxílio. Não sofra sozinho e não deixe as pessoas ao seu redor sofrerem, há pessoas querendo ajudar. Basta haver o encontro. Vai lá, garota!

Via Vittude