A importância da resiliência para os pacientes oncológicos

Três fontes para nutrir o Otimismo com a Vida: enfrentando melhor o câncer com resiliência foi o tema da palestra ministrada pelo Dr. George Barbosa, no dia 04 de maio na FIESP. O evento foi promovido pelo Instituto de Quimioterapia e Beleza, com o apoio da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Programa De Bem com você – A Beleza contra o câncer, do Instituto ABIHPEC e da SOBRARE – Sociedade Brasileira de Resiliência.

Pedagogo, Mestre e Doutor em Psicologia (PUC/SP), Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Resiliência (SOBRARE), o Dr. Barbosa emocionou a plateia formada por mulheres pacientes de câncer ao mostrar todo o seu conhecimento de como conviver com qualidade de vida com essa doença.

Durante uma hora, o médico conversou e deu dicas de como encarar os problemas do dia a dia. “A vida é preciosa. Precisamos vive-la com intensidade e achar o sentido que ela tem para cada um de nós”, disse o pedagogo. “Saber escolher o que nos dá significado e buscar a nossa autocompetência e autoconfiança.”

Segundo ele, resiliência é construir um relacionamento onde as pessoas se sintam envolvidas e também pensar de uma forma estratégica qual o melhor caminho e o que dá significado para a nossa vida.“Para viver melhor, precisamos ter entusiasmo, bom humor e criatividade. São três grandes correntes que se encontram, uma depende da outra e bem desenvolvidas, nos trarão coisas maravilhosas”, finalizou.

Depois da palestra, o Programa de Bem com você ofereceu uma oficina para as participantes, com dicas de automaquiagem e entrega de brindes do setor de beleza e Cosméticos. Na ocasião, elas aprenderam os 12 passos da maquiagem para pacientes, entre eles: limpar, tonificar, hidratar, aplicação de base, pó, blush e batom.