5 de agosto, Dia Nacional da Saúde

Dia 5 de agosto foi uma data muito especial, o Dia Nacional da Saúde.

Agora que está passando por um tratamento oncológico, você pode não ter foco em cuidar da sua saúde de modo geral, mas manter alguns cuidados é fundamental para termos uma vida feliz.

Para a boa manutenção da saúde em geral, além dos novos hábitos com o seu tratamento, bastam pequenos cuidados diários. Então comece hoje mesmo a se cuidar inteiramente: corpo e a mente agradecem. ;)

Aqui vão as dicas fundamentais:

 

1 – Beba água

Os especialistas dizem isso a todo momento, não é? Água faz muito bem ao organismo, atuando em todas as funções do corpo (circulação, digestão, excreção). Além de hidratá-lo, a água permite também que sua temperatura seja mantida e ajuda na desintoxicação.

Segundo os conselhos médicos é fundamental que adultos bebam pelo menos 2 litros da água por dia para garantir um bom funcionamento de seu organismo, mas fale com seu médico sobre a quantidade ideal para você.

 

2 – Alimentação

Comer é fundamental para manter a energia e saúde do corpo, claro. No entanto, a ingestão correta de alimentos faz toda a diferença.

O consumo diário de legumes e verduras precisa ser incentivado desde a infância, já que eles atuam de forma muito importante na manutenção do bom funcionamento do organismo. Grãos e frutas também devem fazer parte das refeições. Eles fornecem nutrientes que o corpo precisa para funcionar corretamente.

Moderação é um fator importante, mas acerte com o seu médico a dieta e as quantidades ideais para você.

 

3 – Exercícios físicos

Praticar exercícios físicos leves pode ser super indicado para quem está em tratamento oncológico, embora a vontade não apareça na maioria dos casos… Mas pense em atividades prazerosas como dança, yoga, alongamento, caminhada com a amiga predileta.

O importante é incluí-lo no seu dia-a-dia.

Se quiser praticar algum esporte, procure auxílio de especialistas e fale antes com o seu médico, desta forma você estará amparado por profissionais que lhe indicarão como começar e quais os exercícios que serão mais indicados para você.

O importante é adquirir o hábito de se movimentar sempre.

 

4 – Descanso e pausas

Ter momentos de relaxamento (meditar é uma prática excelente!) e um bom período de sono também auxiliam no bom andamento da saúde.

Pausas são muito importantes e devem fazer parte dos hábitos saudáveis, ou seja, planeje tempo para elas.

Quanto ao sono, estipule a hora de ir para a cama com base no seu tempo de sono necessário para acordar bem no dia seguinte. E respeite esse horário todos os dias para garantir boas horas de descanso.

5 – Faça exames pelo menos uma vez por ano

Procure seu médico para exames de rotina pelo menos uma vez ao ano. Defina um mês em sua agenda, e a cada ano, naquele mês definido, faça uma visita a seu especialista para um controle de sua saúde.

 

Via Família.com.br